Este é um espaço de colaboração na construção de uma Rede Audiovisual que busca reunir realizadores audiovisuais indígenas do Nordeste, Espírito Santo e Norte de Minas Gerais. A produção audiovisual indígena se tornou um importante canal de comunicação dentro das comunidades e ampliou a criação de redes entre as diversas etnias.
Pretende-se que esta rede se constitua como um espaço de atuação e protagonismo indígena gerido pelos povos em diálogo com uma academia sensível e colaborativa, proporcionando articulação e visibilidade de coletivos, núcleos e realizadores audiovisuais indígenas. Assumindo como propósito o compromisso de potencializar iniciativas que já existem, promover o reconhecimento de grupos e atuações, incentivar relações de solidariedade entre os povos para fortalecer suas lutas por saúde, dignidade e direitos territoriais.
Jacy Tabajara
JACY TABAJARA, liderança indígena, Aldeia Nova Conquista Taquara do Povo Tabajara da Paraíba, co idealizadora da Articulação das Mulheres Indígenas da Paraiba, da Articulação de Jovens indígenas da Paraíba, Agente e produtora Cultural, Tecnica de vigilância em saúde, Antropóloga, mãe atípica.
Etnia: Tabajara (PB)
Estado: Paraíba
Coletivos: Yby-rapó Produções
Email: jacy083@hotmail.com
Juma Jandaíra
Juma é co-movedora da plataforma de vôos *Unides contra a colonização: muitos olhos, um só coração*, um trampolim audiovisual para a criação coletiva de outras formas simbólicas e performágicas de auto-representação de seres pertencentes a povos indígenas. Mais de nossos trabalhos podem ser encontrados em nossa página no Youtube: @unidescontracolonizacao.
Conheça meu trabalho aqui.
Etnia: Kariri, Karaxuwanasu
Estado: Ceará
Coletivos: Associação Indígena Cariri do Poço Dantas-Umari
Email: unidescontracolonizacao@gmail.com
Paulo Anacé
Paulo Anacé, uma das lideranças indígenas do Povo Anacé da Grande Aldeia Cauipe, produtor cultural no projeto Brotar Cinema com Povo Anacé no Cauipe, Educador Social
Estado: Ceará
Coletivos: AIPAPC e Juventude Amaçayó
Email: paulorbfrancaphotos@gmail.com
Mateus Tremembé
Mateus Tremembé – Agricultor agroecológico indígena, estudante de Agronomia – UNILAB, produtor cultural, comunicador indígena e pesquisador de cultura alimentar indígena.
Etnia: Tremembé
Estado: Ceará
Coletivos: Grupo de comunicação Tremembé da Barra
Email: mateustremembe10@gmail.com
Jéssica Tupinambá
Jéssica Tupinambá, 32 anos, ativista, liderança indígena do povo Tupinambá, território Tupinambá de Olivença – BA. Representante do departamento Jurídico do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – MUPOIBA, graduanda do curso de Direito na Faculdade de Excelência -Unex, apresentadora do Politica Sem Mistério- PSM, professora do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, é pesquisadora, é graduada em administração pela Universidade de Uberaba- UNIUBE, Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências e Tecnologias- FTC, Especialista em Estado e Direito de Povos e Comunidades Tradicionais Universidade Federal da Bahia-UFBA. E foi coordenadora dos Jovens do Regional Leste Bahia, Minhas Gerais e Espirito Santo por quatro anos.
Conheça meu trabalho aqui.
Etnia: Tupinambá
Estado: Bahia
Email: jessicaindia2015@gmail.com
Tayho Fulni-ô
Conheça meu trabalho aqui.
Etnia: Fulni-ô
Estado: Pernambuco
Coletivos: Thul'se Audiovisual
Graciela Guarani
Produtora Cultural, Diretora e roteirista e curadora, nascida e crescida na aldeia Jaguapiru, pertencente aos povos Guarani e Kaiowá de MS, atualmente reside no T.I Pankararu-PE Em seu currículo assina a direção, roteiro e fotografia em mais de 8 obras audiovisuais, Dentre eles se destaca na direção e fotografia no longa documental premiado internacionalmente “ My Blood is Red” 2019(Needs Must Film). Foi autora no especial da rede Globo “Falas da Terra” 2021. Integrou o time de direção na segunda temporada da série “Cidade Invisível” (NETFLIX) 2023. Assina como chefe de roteiro no projeto de Gamer animação intitulado “Entre as Estrelas” (SPLIT). Uma das roteiristas e diretoras na serie antológica “Historias Impossíveis (2023) – TV GLOBO.
Estado: Pernambuco
Coletivos: Olhar da Alma Filmes
Alexandre Pankararu
Produtor Cultural, comunicador social e cineasta, designer e programador, pertencente à nação Pankararu é Coordenador de comunicação da APOINME( Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Formador Audiovisual no projeto intitulado “ Vidas Paralelas Indígena” pela UNB – Universidade de Brasília ( de 2012 a 2014). Codireção, Câmera e Edição do curta “O rio tem dono” T.I Pankararu – PE (2012). Co- diretor do longa My Bloond is Red (Needs Must Film), Comunicador das Etapas Local e Regional do Baixo São Francisco, Nordeste I e Bahia Sul, da Conferência Nacional de Politicas Indigenista. (2015). Vídeo Maker do curso de formação em Política Nacional de Gestão Territorial indígena, Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo, realizado pelo PNUD, GATI, Funai e MMA. (2014 a 2015). Codireção, Câmera e Edição do curta “ Terra Nua” -2014 ( Bienal de Cinema Indígena “ Aldeia SP” -2016) Palestrante da Bienal de Cinema Indígena de São Paulo – Aldeia SP, com o curta Terra Nua. Codireção e Edição do curta “Mãos de Barros” T.I Pankararu –PE (2016). Cineasta monitor no projeto “ Cinema de Índio” 2018/2019.
Conheça meu trabalho aqui.
Etnia: Pankararu
Estado: Pernambuco
Coletivos: Olhar da Alma Filmes
Email: alexandrepankararu@gmail.com
Kleber Xukuru
Kleber Xukuru é comunicador social indígena. Já atuou em diversos documentários produzidos pela Ororubá Filmes (Coletivo de Audiovisual Indígena do povo Xukuru do Ororubá).
Conheça meu trabalho aqui.
Etnia: Xukuru
Estado: Pernambuco
Coletivos: Ororubá Filmes
Email: kleber54212@gmail.com
Marcelo Tingui
Marcelo Tingui é um cineasta indígena do povo Tingui-botó de Alagoas.
Conheça meu trabalho aqui.
Etnia: Tinguí-Botó
Estado: Alagoas
Coletivos: Tinguí Filmes
Email: marcelodecampos05@gmail.com