Sessão 2. Covid: a pandemia a partir de outro olhar

A pandemia atingiu a população de todo mundo, causou milhões de mortes e modificou a vida das pessoas. No caso das populações indígenas brasileiras, sob um governo que só diminui a assistência à população, o desafio se tornou ainda maior, e as comunidades tiveram elas mesmas que criar estratégias para lidar com a pandemia. A produção audiovisual indígena se tornou um importante canal de comunicação dentro das comunidades e ampliou a criação de redes entre as diversas etnias. Os filmes desta sessão mostram um pouco dessas iniciativas, desse debate e questionam a condução do Estado diante da crise sanitária, bem como da atuação humana de descuido e devastação ambiental. Para os indígenas a aparição da Covid-19 é uma resposta da natureza a estas ações de descuido e escancara o projeto de desprezo à vida e aos direitos dos povos indígenas.

+ Guerreiros Xukuru em Combate à Covid-19, de Kleber Xukuru. Brasil, 2020. 6’ 

+ Povos indígenas – prevenção contra a Covid-19, de Marcelo de Campos. Brasil, 2020. 6’ 

+ “Tempo do quietai”: recomendações de dona Maria da Glória de Jesus contra COVID-19, de Robert Tupinambá, Célia Tupinambá. Brasil, 2020. 10’ 

+ Ações Núcleo Fulni-ô de Enfrentamento ao Covid-19, de Divanice Santos. Brasil, 2020. 1’ 

+ Medidas de tratamento da Covid-19 povo Xukuru do Ororubá, de Ororubá Filmes. Brasil, 2020. 5’ 

+ A História se repete: Povos Indígenas e Covid 19, de Jéssica Tupinambá. Brasil, 2020. 46’. Classificação indicativa livre.

Participantes:

Elisa Pankararu

Jéssica Tupinambá

Paulo Lara – VideoSaúde/Fiocruz

José Quental – Cinemateca MAM – mediação