Xicão Xukuru – As sementes viraram frutos

Este programa acompanha a trajetória do povo Xukuru do Ororubá nos últimos 40 anos, a partir do surgimento de cacique Xicão como liderança indígena e de seu assassinato em 1998. Traz o depoimento do indigenista Ângelo Bueno sobre a morte de Xicão e a demarcação das terras dos Xukuru. Dez anos depois, acompanhamos a 17º Assembleia Xukuru, por um documentário da produtora audiovisual da comunidade, a Ororubá Filmes. Uma grande estrutura de produção é montada para registrar o evento, que adquire enorme dimensão e importância, não só para a comunidade, mas como encontro político de todos os povos indígenas. A profecia de Zenilda, companheira de Xicão, quando o seu corpo descia para a Terra, se cumpre. Ela disse que Xicão não seria sepultado. Ele seria plantado para fazer nascer novos guerreiros. As sementes viraram frutos.

Xicão Xukuru - traça o retrato de Xicão Xukuru, escolhido da natureza para ser o cacique do povo Xukuru. Acompanha a valorização de sua cultura, mostra as lutas pela demarcação de suas terras, a ocupação e as manifestações e bloqueios realizadas nesse período. Traz um pouco de sua visão sobre o lugar que seu povo deveria ocupar e a sua articulação social e política junto à comunidade. Traz sua imagem, sua voz, sua presença. O filme é realizado pouco depois de sua morte e traz cenas de seu enterro.

Mémoria da Luta Xukuru - Ângelo Bueno trabalha desde 2002 junto aos Xukuru. Conta da importância de Xicão como liderança nacional, seu papel na Constituinte de 2008 e, depois de sua luta a partir de dos anos 90, pela aceleração da demarcação das terras do seu povo. Com isso, ele ganhou a ira dos fazendeiros, seus inimigos – aqueles que o assassinaram. O indigenista conta que a mobilização pela legitimidade da narrativa dos Xukuru, no que diz respeito às motivações da morte de seu líder, catalizaram o processo de demarcação de suas terras.

Assembleia Xukuru - Limolaygo Toype: A nossa luta não para - A Assembleia Xukuru é a expressão máxima da organização sócio-política do povo indígena Xukuru do Ororubá. De instrumento de democracia interna do povo Xukuru a Assembleia, tornou-se uma referência de organização e discussão das pautas de luta dos povos indígenas do Brasil. Em sua análise do governo de extrema direita que estava por vir, os personagens são proféticos, exatos.